domingo, 22 de fevereiro de 2015

Depoimentos sobre o livro Dreamantina de Ivo Pereira



“O Dreamantina fez-me reviver tudo, todo encantamento. E como deve ter sido prazeroso também escrever e descrever o seu amor pela cidade. Gostei muito do seu livro, é um poema épico, um canto apaixonado por uma cidade apaixonante, uma declaração poética que vai de encontro ao belo.”


Cláudio Bento – Poeta, Escritor, Compositor, Oficineiro. – Jequitinhonha/MG


“A sensibilidade, o lirismo e poética do livro são impressionantes. Ler o livro é fazer uma viagem, é ser transportado para uma Diamantina que vai além da cidade que conheço, que por si só já é um espetáculo, mas que se transforma num lugar mágico, que eu precisaria viver pelo menos mais cinco anos para sentir o que você descreve ou expressa com tanto emoção... as relações que estabelece com diversos lugares, que de certa forma já são definitivos em nosso imaginário, é com grande perspicácia, muito bom.”


Eduardo Henrique M. Lima. Professor, Músico. Divinópolis/MG



“Não consegui a calma necessária para ler seu livro; mesmo repetindo a leitura de vários poemas, páginas, estrofes, enfim, mesmo me detendo e usufruindo cada página, o livro já foi todo devorado.

Algumas observações:

Você gosta de brincar com as palavras, mostra uma familiaridade que o leva a boas misturas. Você gosta delas, porém com tanta intimidade e familiaridade, que nem mantém aquela distância respeitosa de antigamente, entre o léxico e nós.
Você tem um olhar especial para as coisas e os lugares, mas não teria escrito esse livro em nenhuma outra cidade além de Diamantina.

Não conheço sua história, mas creio que aquele menino tímido e curioso, que desejava romper seus limites e conhecer o mundo, vive forte e inteiro, dentro de você.

Gostei de suas referências a outras pessoas de Diamantina, como Helena Morley, João Fernandes, Chica da Silva, Padre Rolim, e outros contemporâneos.
Além do mais, você tem um senso de humor bem peculiar.”

Edy Faria. Professora. Belo Horizonte/MG


“Só pessoas com a alma repleta de paixão conseguem deixar fluir com tamanha naturalidade - e abençoadamente - tanta sensibilidade! Se Diamantina ainda não lhe agradeceu (por tudo que você fez por aqui), agradeço-lhe pelo menos por nossa amizade fraterna, forjada no tempo, nas batalhas que travamos lado a lado... e pela poesia que tem nos alimentado faz tempo. Que Deus lhe empreste olhos ainda mais perspicazes e bondosos... porque é preciso que a gente continue sonhando!



Hugo Leonardo Miranda Coelho. Poeta e médico. Diamantina/MG

Nenhum comentário:

Postar um comentário